E aí colegas, tudo bem? Vamos a mais umas definições importantíssimas dentro do MARKETING DIGITAL
Se você já começando a EMPREENDER ou pretende abrir seu negócio online em breve, é necessário ter ter conhecimento no que se refere a nichos, segmento e seu público alvo, para que você consiga ter sucesso nas suas estratégias de venda, seja como afiliado ou em qualquer outro modelo de negócio.
Vamos lá…
Mercado: Entenda como algo mais generalizado, algo bem mais amplo. Aqui a fatia ainda é ampla
Nicho em SUMA é uma parcela de mercado, uma parcela de um grupo de consumidores
Segmento: Aqui divisões menores dentro de um mercado, diversos os segmentos podem levar ao mesmo mercado
Nicho de mercado: é uma pequena parcela que deve ser encontrada dentro do nicho
Muitos empreendedores cometem um grande erro ao iniciar seu negócio online. Na tentativa de alcançar maior número de pessoas, acabam abrangendo as estratégias e alcançando pessoas não qualificadas para consumir seu produto ou serviço. Isso impacta em maior custo, tempo e trabalho e muito, muito estresse. Por esse motivo, uma grande parcela acaba desistindo de empreender, quando, na verdade, esse erro poderia ser evitado logo no início. A verdade é que definindo o nicho de atuação, não estamos perdendo clientes e sim focando em clientes com potencial de comprar o que estamos vendendo. É, sem dúvidas uma escolha assertiva para o seu negócio, e isso te ajuda a se posicionar nas redes sociais, e até mesmo se tornar uma referência dentro daquele nicho.
Vamos exemplificar: imagina que eu irei abrir uma loja online de moda plus size direcionada para mulheres evangélicas. Esse é um mercado bem segmentado, certo? Conseguimos extrair a partir da proposta , o mercado, o segmento, o nicho , e nicho de mercado
- Mercado: Moda
- Segmento: Roupas femininas
- Nicho: Moda evangélica
- Nicho de mercado: moda evangélica plus size
Ou seja , eu abri um negócio na área de moda (mercado), porem ele é direcionado somente para mulheres (segmento) evangelicas (moda evangélica) mais voluptuosas, pessoas com biótipo grande ou simplesmente pessoas que estão acima do peso(nicho de mercado).
Agora que eu já defini essas informações dentro do meu negócio, se torna mais fácil direcionar minhas estratátégias de marketing com mais segurança , sabendo que estarei alcançando potenciais clientes , e o resto do trabalho quem faz é o meu produto. Lembre-se sempre: Marketing bom não salva produto ruim.