Plataformas utilizadas no tráfego pago e suas características

Todo empreendedor deseja fazer seu negócio crescer e ganhar mais clientes, mas para que isso se torne realidade, a marca precisa se tornar conhecida para impactar novos usuários que poderão se tornar clientes no futuro.

Existem várias formas de fazer isso, mas uma das maneiras que está muito em alta ultimamente é o tráfego pago.

tráfego pago pode ser feito de duas maneiras: por meio do marketing de conteúdo ou por meio de links pagos. E é sobre links pagos que falaremos hoje.

Antes de falarmos de tráfego pago, vamos pensar no conceito de tráfego no marketing digital. Tráfego é o fluxo de acesso de usuários em seus canais de comunicação.

Por exemplo, se 100 pessoas em média acessarem o seu site por dia, esse é o seu tráfego diário atual.

O objetivo de todo negócio digital é atrair cada vez mais visualizações, por isso o tráfego pago, através de estratégias digitais possibilita que isso aconteça.

Ao comprar tráfego, você investe dinheiro para aumentar as visualizações em seu site, se tornando uma opção mais rápida de crescer na internet. Mas lembre-se que pagar por links patrocinados não é uma solução mágica.

Cada vez mais os usuários querem encontrar em sites as soluções para as suas dores.

Só assim eles ficarão por ali tempo suficiente, que é necessário para que os algoritmos percebam a relevância do conteúdo e exibam seus anúncios pagos.

Portanto, resumindo, tráfego pago significa investir dinheiro em plataformas e sites de anúncios pagos com o objetivo de atrair usuários para uma determinada pagina, oferta ou perfil.

Tráfego orgânico e tráfego pago

Também há possibilidades de fazer estratégias de tráfego de formas gratuitas, que é o que conhecemos como tráfego orgânico.

É preciso investir muito tempo, dedicação e paciência nesse tipo de estratégia, mas não se gasta nada em dinheiro. A diferença é que os resultados podem demorar mais a aparecer.

Nesse caso você deve investir na criação de conteúdo, SEO, backlinks, e-mail marketing e outras.

Já no tráfego pago os resultados são quase que instantâneos. Por isso, diversos empreendedores investem nessas estratégias para impulsionar o negócio.

O indicado, principalmente para quem está começando, é apostar nas duas estratégias para garantir os melhores resultados.

A importância de investir no tráfego pago

Como vimos, você pode usar estratégias orgânicas para divulgar seu negócio, mas ao usar o tráfego pago, deve ter uma estratégia bem desenhada, afinal é o seu dinheiro que está sendo usado ali.

Veja algumas dicas de quando você pode utilizar o tráfego pago:

·         Ações específicas

Muitos empreendedores não têm muita verba para usar em tráfego pago, então se não tiver uma verba fixa, utilize-a em alguma ação específica como um lançamento de novo produto, por exemplo.

·         Visibilidade

O tráfego orgânico ajuda a manter o nome da marca nos topos de buscadores, mas isso pode não acontecer de uma forma tão rápida. Por isso, ao investir em anúncios pagos, você aumentará a visibilidade do seu negócio e vai melhorar o reconhecimento da marca. Depois disso, é possível trabalhar o público e transformá-lo em compradores.

·         Taxa de conversão

Utilizar links pagos impactam leads que estejam na última fase do funil de vendas. Afinal, quando alguém faz uma pesquisa específica na internet, isso significa que ele já sabe qual é o seu problema, já considerou alternativas e está em busca de uma solução para suas dores. Usando as palavras-chave certas, é possível ampliar as conversões.

Plataformas mais utilizadas

·         Google Ads

É uma das plataformas mais utilizadas para gerar tráfego, pois os anúncios aparecem no topo ou na lateral do buscador Google ou sites parceiros.

A principal vantagem é que você pode pagar apenas quando o usuário clicar em seu anúncio, e além disso a plataforma permite que sejam feitos testes com variações de chamadas, palavras-chave, textos e call to action. Assim ficará mais claro identificar o que realmente vai funcionar ou não.

Os anúncios que vão aparecer no topo da busca são escolhidos de acordo com o valor do lance e pela relevância do site.

Além disso, o Google Ads oferece um display com as principais métricas, que vão ser importantes para que você possa fazer a avaliação da sua estratégia e também possibilita que você segmente seus anúncios por gênero, dispositivo de acesso, local e outras opções.

·         Facebook Ads

Permite que você crie anúncios com fotos, vídeos e textos que serão exibidos dentro do Facebook e que levarão o usuário a visitar o site do seu negócio.

Pode ser usada em conjunto com o Google Ads, já que acaba captando um público diferente e permite ainda, uma alta segmentação em que é possível definir se os anúncios serão exibidos baseados em interesses, gênero, idade, profissão e status de relacionamento.

·         Instagram Ads

Vinculado com o Facebook, com o Instagram Ads, você pode exibir anúncios em foto única, carrossel ou vídeo, incluindo o texto. Também é possível anunciar nos Stories e no Instagram Shopping.

O Instagram é uma das redes mais usadas no Brasil, por isso é uma vantagem e tanto para muitos empreendedores. Além de contar com muitas ferramentas para segmentação e análise, há recursos e formatos diversos para atrair a audiência que você precisa.

·         Bing Ads

É uma ferramenta que possibilita qualquer empresa, de qualquer porte, anunciar em seus canais. As campanhas funcionam da mesma forma que o Google AdWords, onde você compra palavras-chave e o seu anúncio aparecerá para os pesquisadores no seu buscador.

Os anúncios feitos no painel do Bing Ads aparecem tanto no mecanismo de busca do Bing quanto do Yahoo. De acordo com estudos, 8% da população mundial usa o Bing Ads e cerca de 4% da população usa o Yahoo, mas esses números vêm aumentando.

E se você já usa o Adwords, você pode importar toda a sua campanha direto para o Bing Ads, e aproveitar toda a estratégia já desenhada.

Devido a competitividade com o Google, o custo para anunciar nele fica sendo mais atrativo.

Antes de investir em qualquer ação de tráfego pago, é preciso planejar, construir conteúdo, ter um site responsivo e pensar na experiência do usuário, para conseguir divulgar bem o seu material e a sua marca. Pense nisso, afinal, não adianta comprar tráfego se você não tem para onde levar seus usuários.

Acompanhe os dados das campanhas e analise as estratégias utilizadas para verificar se os seus investimentos estão valendo a pena ou se a estratégia deve ser mudada. Assim, você entenderá o que deu certo, e o que precisa ser melhorado. 

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter

Outros posts:

Marketing

Mentalidade de Sucesso

Empreender não é fácil, pode ser bastante desafiador, principalmente se na nossa mentalidade há um modelo pronto de ideal para o sucesso: estudar e conseguir

Leia mais »

Quer receber conteúdos gratuitos? Deixe seu e-mail